#da minha casa

_as pessoas se enganam ao pensar que todo esse caos no Rio é uma coisa da última década. é tão mais antigo… eu que hoje tenho 30 anos, saí de lá, do lugar que eu teimo em sentir como minha casa, aos 04 anos de idade. vítima de violência, minha familia teve que sair da casa onde moravámos escoltada pela policia. longa história que não vale a pena ser contada.

26 anos se passaram e eu que durante muito tempo sonhei em voltar a viver no lugar onde nasci, hoje sinto uma tristeza profunda em ver a cidade, e o estado, que sempre ouvi aclamarem como o mais bonito do país, o cartão postal do Brazil, tão abandonado a prória sorte. abandonado, entregue aos mosquistos da dengue, á péssimas condições de ensino, hospitais abandonados e finalmente… entregue e rendido á mercê de bandidos. esses que escondidos nos morros se aproveitam da incapacidade do poder publico pra se fazerem respeitar pela comunidade a base de cestas básicas, botijões de gás e parcas caixas de remédios.

pra onde ir quando não se tem pra onde correr? o poder publico nada pode fazer, ou não faz por interesse eleitoreiro? é mais importante se investir BILHÕES de Reais emorganizar jogos pan americanos, copa do mudo de futebol e olimpíadas do que aplicar esse dinheiro todo em educação, saúde e segurança? quantas armas são apreendidas, armas que a polícia não tem, e são destruídas ao invés de serem usadas no combate ao crime, ao tráfico?

não consigo dizer da tristeza que senti ao ver as imagens da “minha casa” sendo mal tratada desse jeito, jovens inocentes perdendo a vida só porque resolveram comemorar a compra de um carro novo na hora errada, um helicóptero em chamas e mais pessoas morrendo. pessoas morrem todos os dias, aqui e lá e em todo canto, mas é tão desolador isso. não poder fazer nada e ver quem pode fazer simplesmente não querer.

sei que não moro num lugar seguro, não esqueci de meninas que morrem por tiros da policia ao voltar da escola. não esqueci de coisas como os ataques que paralisaram São Paulo, não deixei de ver as coisas que acontecem ao meu lado todos os dias.

tantas ongs, lá e aqui, tantas iniciativas, tantas vozes e mão que se levantam pra tentar mudar isso e pouco ou nada conseguem fazer… pra onde vamos correr? em que esquina vamos perder nossas vidas só por colocar a cara na janela na hora errada?

e eu chorei. chorei pelo Rio, pelos que morreram, pelos que ficaram orfãos. chorei pelos que não tem pra onde fugir. chorei por não poder fazer nada. de mãos amarradas, eu chorei. pela minha casa.

3 comentários sobre “#da minha casa

  1. Acho que o caminho aí não é chorar mas sim encontrar uma maneira de colaborar para que mudanças possam acontecer!! E isso nao é só no RJ não! Recife está uma selva também, um mata-mata nas ruas! SP nem se fala!! Anteontem fui assistir no cinema “salve geral”, mto bom ver que tem gente usando o cinema como denuncia social, trazendo pras massas alguns temas importantes a serem debatidos!! Que venham outros tropas de elite, cidades de deus, salves gerais, onibus 174…e que cada um de nós possa além de chorar, usar de nossas habilidades para tentar alcançar mudanças significativas para as proximas gerações!

  2. Eu não nasci lá, mas gosto tanto como se tivesse nascido. É nossa casa, permita-me chamar assim, sendo vítima de uma violencia que me confunde diariamente. Quem, meu Deus, é realmente vítima nessa história toda? Será os bandidos que de certa forma lutam por necessidade que o governo não consegue suprir? Serão as pessoas que andam pra lá e prá cá na correria de seus compromissos de trabalho? Será a Polícia mal estruturada? Já não sei mais quem é mocinho e vilão nessa história toda. Eu só estou diante da tv esperando ansiosamente pelo final feliz e pelos créditos desse filme.

  3. Sabe, esqueço que vc é carioca da gema… e nunca vi vc escrevendo de maneira tão direta e estreita sobre.
    Como sabe, eu fui criado cheio de cuidados e cheio de gente ao redor tentando me proteger dessas coisas. Ainda acredito nas pessoas, pq de verdade só sei ser assim. E falo assim pq acho que de forma geral somos nós mesmos os únicos que têm alguma chance de mudar isso. Infelizmente suas lágrimas ficarão por isso mesmo. A dor só serve mesmo pra lembrar o quão impotentes somos.
    Beijo.

Deixe um comentário

